Vencedora da última edição do Holcim Awards América Latina, o projeto Ensalada de Frutas (Salada de Frutas), desenvolvido pelos arquitetos Patricio Cuello, Iván Báez, Alejandro Alaniz e Christian Barrera, propõe um porto flutuante em pleno coração do Amazonas, Manaus, revertendo a "lógica fragmentária atual da orla" de uma das principais cidades do norte do Brasil.
No contexto do SOS Cidades Manaus 2012, o projeto busca potencializar o vínculo entre a cidade e o rio, assumindo como parte do enfoque conceitual a variação do nível das águas, que se faz presente no programa flutuante e no parque inundável.
Saiba mais sobre o projeto premiado com o Primeiro Lugar no Holcim Awards América Latina, a seguir.
Dos arquitetos: Até o século XX, as infraestruturas eram monofuncionais e apresentavam escalas únicas, produzindo territórios urbanos fragmentados e extensos.
O século XXI levanta a hipótese da dissolução dos limites entre infraestrutura e território urbano.
Associar infraestruturas de serviço com programas arquitetônicos mistos se revela uma estratégia urbana eficaz para reverter processos de fragmentação, permitindo aumentar conectividades e densidades que favorecem o controle e a mitigação da expansão urbana incontrolada. Essa estratégia conforma suportes territoriais multifuncionais e de diversas escalas, estabelecendo redes que geram uma dinâmica cidadã inclusiva que têm como objetivo a integração cultural.
O contexto
O projeto se desenvolve na cidade de Manaus, na confluência dos rios Negro e Solimões - coração da floresta amazônica. Esta é uma das cidades de maior influência na economia do país, compartilhando de características comuns a muitas cidades latino-americanas: descontínua, extensa, fragmentada, ineficiente no uso dos recursos e com falta de coesão socioeconômica.
A cidade cresce sobre a margem do rio Amazonas, atravessada pelos arroios que partem deste e sem se adaptar às condições de um território de topografia acidentada.
Nesse contexto, a posição estratégica do projeto no centro do território brasileiro tem como objetivo integrar os fluxos econômicos da região e potencializar uma futura abertura econômica através de um corredor hídrico, semelhante ao Canal do Panamá.
O projeto
Manaus apresenta um clima tropical, com temperatura média anual de 27°C, baixa amplitude térmica e média de 90% de umidade relativa do ar, com um período de chuvas que vai de dezembro a maio e um período de secas de junho a novembro. Assim, compreender um clima específico nos leva a criar estratégias arquitetônicas específicas que fazem com que Manaus tenha um desenvolvimento onde a sociedade, a economia e o ambiente se retroalimenta em equilíbrio.
O projeto gera condições habitáveis através de sistemas passivos de condicionamento climático, economizando recursos em curto e longo prazo.
O edifício flutuante cria um microclima através de uma grande cobertura que protege do sol os materiais e programas arquitetônicos.
O projeto é composto por um módulo que se repete, otimizando recursos e o tempo de execução.
O reflorestamento da orla e a criação de lagoas de retenção fazem parte da estratégia de retardo de inundações; assim, o parque age como um pulmão urbano que mitiga os efeitos do dióxido de carbono emitido pela cidade.
Concurso
Holcim Awards "Next Generation" América LatinaPrêmio
Primeiro lugarNome do projeto
Ensalada de frutasEstudio mono
Estudio monoLocalização
Manaus - AM, BrasilEquipe de projeto
Patricio Cuello, Iván Báez, Alejandro Alaniz y Christian BarreraTutor
Cristian NanzerEscritório
Taller Mediterráneo, Arquitectura 6A, Universidad Nacional de CórdobaÁrea
40.000 m²Ano do projeto
2014Fotografias
Cortesia de Estudio mono